O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC), da COPPE/UFRJ, firmou um convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para o desenvolvimento do projeto SANAR — Sistema de Apoio à Nacionalização de Ações em Saneamento. A iniciativa visa transformar a atuação da Funasa em comunidades vulneráveis, por meio da inovação digital, colaboração em rede e gestão baseada em evidências.
Com foco na saúde ambiental e no saneamento básico, o projeto SANAR tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma digital colaborativa que integre diferentes redes de governança, colaboração e operação. Essa plataforma reunirá funcionalidades avançadas de gestão do conhecimento, crowdsourcing, Internet das Coisas (IoT/IoE) e prontuário eletrônico ambiental, permitindo que dados e informações estratégicas estejam disponíveis de forma integrada e segura para apoiar a tomada de decisão em todos os níveis da Funasa.
Como desdobramento estratégico da parceria, foi fundado o Laboratório de Inovação em Sistemas Ambientais e Saneamento (LISAS), no âmbito do PESC/COPPE/UFRJ. O LISAS nasce com a missão de agilizar novos convênios, coordenar estudos aplicados e fortalecer a integração entre ciência, tecnologia e políticas públicas. A criação do laboratório representa um passo importante para consolidar um espaço permanente de inovação aberta e colaboração entre universidade, instituições públicas e sociedade civil.
A parceria entre PESC/COPPE/UFRJ e Funasa reflete um compromisso mútuo com a modernização das políticas públicas de saneamento e o fortalecimento da atuação do Estado na promoção da saúde e da equidade social. Com o SANAR, a Funasa se prepara para um novo ciclo de atuação, mais inteligente, participativo e orientado por dadosProjeto SANAR.